top of page

Estâncias Turísticas

Um pouco para entender o que são.


Para ser uma estância turística é preciso cumprir alguns pré requisitos, como infraestrutura de saneamento básico para a comunidade local e a visitantes, ter um conselho municipal de turismo (envolve meios de hospedagem, bares e restaurantes, comércios, dentre outros ligados ao turismo), infraestrutura de apoio médico, aparentar ser um destino turístico consolidado, que gera deslocamento de pessoas até a cidade (com estadia) e ter atrativos turísticos significativos que se relacionam com um ou mais dos segmentos abaixo:


- Turismo Social;

- Ecoturismo;

- Turismo Cultural;

- Turismo Religioso;

- Turismo de Estudos e de Intercâmbio;

- Turismo de Esportes;

- Turismo de Pesca;

- Turismo Náutico;

- Turismo de Aventura;

- Turismo de Sol e Praia;

- Turismo de Negócios e Eventos;

- Turismo Rural;

- Turismo de Saúde;


E os termos estâncias Balneárias, Hidrominerais, Climáticas e Turísticas que geralmente escutamos? São termos antigos usados em uma lei anterior (de 1971). A lei de estâncias foi atualizada em 2015, permitindo que os municípios usassem a fim de divulgação os termos que já eram estabelecidos e conhecidos. Mas até hoje são muito usados e conhecidos, pois conseguem "agrupar" cada um dos segmentos citados.


Quando o destino torna-se uma estância turística deve cumprir e manter os requisitos, isso faz com que o padrão de qualidade seja sempre elevado. O objetivo de se manter como uma estância turística é de que o local pode receber maior incentivo financeiro do governo, além do reconhecimento como estância, a partir do momento que a qualidade diminui e a cidade passa a não cumprir os pré requisitos o município pode deixar a lista de estâncias turísticas.


 
 
 

תגובות


bottom of page