Recomendação de filme: A Escalada
- Utopia Viagens
- 11 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Traçando um paralelo do filme com o turismo.

Baseado em fatos reais este filme retrata a subida de um jovem, sem experiência em escaladas, ao Monte Everest.
O Monte Everest é o mais alto da Terra, com 8.848 metros acima do nível do mar. No Brasil o pico mais alto se chama Pico da Neblina, com 2.994 metros (quase 3x mais baixo). O Everest é o objetivo de muitos praticantes de montanhismo por conta da sua dificuldade, além de fazer muito frio, o ar é rarefeito, tornando um desafio respirar sem ajuda de um tanque de oxigênio.
O jovem Samy foi motivado a subir o Everest para provar a sua amada de que ele era capaz de fazer algo grande, pois ela não acreditava nele.
Como Samy não tinha dinheiro suficiente para pagar a viagem buscou patrocínio, e conseguiu, um deles era da rádio local que se dispôs a fazer uma cobertura da aventura e foi um sucesso, o personagem era de um bairro humilde e todos se envolveram com a ação dele.
É Legal lembrar que na época (a subida na vida real aconteceu em 2008) não existia o Instagram, ou seja, não tinha como relatar sua subida através de stories.
Logo de cara podemos ver que não é usado uma mala comum, para essa viagem é necessário uma mochila cargueira (a famosa dos mochileiros), isso caracteriza a necessidade de se adaptar e levar o material ideal para o destino ou estilo de viagem.
Durante a escalada Samy contou com a ajuda de pessoas especializadas no local, ajudando a guiá-lo, a carregar equipamentos e com sua alimentação. Isso mostra a importância da estrutura e preparo no destino para receber turistas, coordenado com pessoas acolhedoras, que entendem o valor do turismo local.
Além disso podemos notar um itinerário muito bem feito, já que estavam em constante deslocamento e precisavam dormir em camping.
O carregador que ajuda o personagem é extremamente solícito, umas das mensagens que o filme transmite e que podemos trazer para vida real é de que viagens podem nos "apresentar" pessoas ótimas, que nunca imaginamos conhecer.
E aí, será que ele consegue atingir o ponto mais alto? Será que conquista a amada com esse ato?
Comments